“De onde vem baião ?” – já dizia a letra de Gilberto Gil : “vem debaixo do barro do chão…”. Mas afinal, que barro é esse responsável pela estruturação de boa parte da música nordestina ? Dentre tantas tradições e manifestações populares, uma das mais importantes e quase esquecidas, é a dos tocadores de pé-de-bode, nome dado ao fole de 8 baixos, pequena sanfona de botão que durante mais de um século, reinou pelos sertões embalando as festas – casamentos, batizados, reisados e folias – trazendo alegria e felicidade a uma realidade muitas vezes sofrida e desesperançosa do homem sertanejo.
Basta pensar em Dominguinhos, Sivuca, Hermeto Paschoal, sem falar no mestre Luiz Gonzaga – todos começaram sua vida musical aprendendo este difícil instrumento, considerado um dos mais difíceis de execução dentre todos ! Diferente do acordeon com teclas de piano para a mão direita, poucos são os que se atrevem a toca-lo na atualidade e menos ainda os que restam da chamada “velha guarda”. Com o intuito de resgatar essa memória e divulga-la para as novas gerações é que neste fim de semana e segunda-feira, estarão acontecendo dois grandes eventos em homenagem aos 8 baixos.
Dentro do programação cultural das olimpíadas e paraolimpíadas de Niterói, realizado pelo Centro de Artes da UFF – Universidade Federal Fluminense – o projeto “INTERCULTURALIDADES” em parceria com o Núcleo de Pesquisas e Expressão da Sanfona de 8 Baixos do Brasil, receberemos grandes mestres e tocadores da sanfona de 8 nos dias, 03, 04 e 05 de setembro para a realização do ” Encontro com os 8 Baixos”. Entre eles Mestre Zé Calixto (PB) , o Poeta da sanfona e Mestre Chico Paes da cidade de Assaré no sertão do Cariri (CE), o tocador de 8 baixos mais antigo do Brasil que recebeu o carinhoso título de Vovô dos 8 Baixos e o internacionalmente reconhecido Renato Borghetti com sua encantadora gaita ponto. A programação é variada e todo o final de semana será dedicado ao carismático instrumento e seus Mestres. O encontro de grandes mestres e amantes da sanfona de 8 baixos e o autentico forró pé de serra, visa homenagear os mestres e ressaltar a importância do instrumento para a história da música popular brasileira. Agradecemos a iniciativa e a parceria do Centro de Artes da UFF para a realização desta programação, o essencial reconhecimento e incentivo para o resgate e divulgação da Sanfona de 8 Baixos do Brasil. Confira a programação e tome forró!
ENCONTRO COM OS 8 BAIXOS – RIO DE JANEIRO
PROGRAMAÇÃO:
Dia 03/09
Hora: 15:00
Local: Tenda Intercultural no Jardim do Centro de Artes da UFF Encontro de Mestres da Tradição
Participação de Mestre Chico Paes
Dia 04/09
Hora: 11:00
Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas Encontro de Mestres da Tradição
Participação de Mestre Zé Calixto
Dia 04/09
Hora: 15:00
Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Encontro de Gerações de Tocadores de 8 baixos
Chico Paes, Zé Calixto, Guilherme Mará e Leo Rugero
Convidados Especiais:
Geraldo Júnior e Beto Lemos conterrâneos de Mestre Chico Paes Marcelo Mimoso, Durval Pereira, Chris Mourão e Rodrigo Ramalho
Dia 05/09
Hora: 18:00
Local: Centro de Artes da UFF
Mesa redonda: 8 BAIXOS
Participação: Chico Paes, Zé Calixto, Renato Borghetti, Guilherme Mará e Leo Rugero
Dia 05/09
Hora: 20:00
Local: Tenda Intercultural no Jardim do Centro de Artes da UFF Encontro com os 8 Baixos
Tocadores:
Chico Paes, Zé Calixto, Renato Borghetti, Guilherme Mará e Leo Rugero
Banda: Durval Pereira, Valter 7 Cordas, Carlos Calixto, Jiló e Beto Marrom
Realização:
Parceria:
Patrocínio:
Apoio:
Coordenação e Produção:
Mirele Guedes
Alexandra Ferreira
Produção Executiva:
Mirele Guedes
Textos e Biografias:
Leo Rugero e Guilherme Mará
Fotos:
Milena Sá , Mirele Guedes, Acervo pessoal e web
CONTATOS:
8BAIXOSDOBRASIL.COM.BR
8BAIXOSDOBRASIL@GMAIL.COM
FACEBOOK:
8 BAIXOS DO BRASIL
88 9 8136 5741 – 24 9 9296 8996