Colaboradores

Leonardo Rugero Peres:

Mestre em sanfona de 8baixos, o músico Leonardo Rugero passou mais de quatro anos estudando a história e a prática do instrumento para compor sua tese acadêmica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com o resultado de sua pesquisa, em 2013 publicou um livro e um filme, intitulado “Com respeito aos 8 Baixos”.
O trabalho de campo começou pelo Rio, mas Rugero teve que percorrer sete cidades que formam a rota da difusão do instrumento até hoje, sendo uma delas Exu, em Pernambuco, cidade do ilustríssimo Januário, pai do sanfoneiro Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O filme reúne também nomes de famílias influentes na propagação da cultura sanfoneira, entre elas os Calixtos e os Gonzagas, que fizeram história com a canção “Respeita Januário”, composta por Gonzagão — “Percorremos o Brasil adentro, não havia incentivo para a prática da sanfona de 8 baixos, que ainda continua restrita às áreas rurais. Pouco existe das grandes festas espontâneas de bailes”.  O livro publicado com incentivo da FUNARTE, trás minuciosos detalhes sobre o panorama atual da relação do brasileiro com o instrumento. Que, segundo Rugero, é muito popular hoje no sul do país, por conta do músico porto-alegrense Renato Borghetti.

De Norte a Sul, o ritmo plural da sanfona de 8 baixos se faz presente na história. Hoje, ela começa a ganhar a atenção que merece e a contemplação das pessoas, quase o que aconteceu com o choro. Está virando cult, e a tradição agradece”.

Mestre Galvão do Juazeiro  

José Galvão de Oliveira, nasceu em Caririaçú, mas é conhecido como Mestre Galvão do Juazeiro. Amante dos 8 baixos desde menino, começou a tocar suas primeiras notas no pé de bode do pai aos 6 anos de idade. 
Tamanha sua admiração pelo instrumento, seus tocadores e sua diversidade, mestre Galvão, aos 65 anos de idade, mantém uma coleção de 23 sanfonas de 8 baixos, entre outros artigos incríveis da história cultural do Cariri, do nordeste e do mundo. Ministra palestras e representa a cultura do Cariri pelo Brasil. É fundador do “Museu do Sertão” localizado na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s