Chico Paes – 90 anos

Em contato direto com o mestre-tocador Chico Paes, tesouro vivo do estado do Ceará e mestre de cultura de Assaré, o mesmo declarou sua necessidade de adquirir um novo instrumento, pois se viu pressionado a desfazer-se do último instrumento que possuía, ficando impedido de realizar suas apresentações musicais.

No entanto, viemos através dessa informar que em contato e através do apoio do sr. Francisco Alemberg de Souza Lima, criador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri (http://revistatrip.uol.com.br/transformadores/site/homenageados/index.php?cod=80 ), foi obtido novo instrumento para o mestre Chico Paes por meio de doação realizada pelo músico e proprietário da Fábrica de Gaiteiros, Renato Borghetti (http://www.fabricadegaiteiros.com.br/portal/php/home.php). No entanto, a gaita ponto/8baixos deverá ser transportada para a afinação nordestina, que trata-se de um serviço que possibilita o uso do instrumento no modo específico de tocar 8 baixos pelos músicos nordestinos.

Enquanto coletivo cultural de resgate e promoção dos tocadores de 8 baixos, estamos buscando recursos para as celebrações e homenagens ao mestre Chico Paes, por seus 90 anos de idade, sendo 81 dedicados aos 8 baixos. Contamos com a participação de parceiros e amantes da sanfona de 8 baixos e de mestre Chico Paes que possam colaborar e possibilitar a realização deste projeto homenagem.   O Museu Calçada de Chico Paes, idealizado por Alemberg Quindins, tem como objetivo, reconhecer e valorizar esse mestre nordestino em seu próprio ambiente familiar e perpetuar sua obra, transformando sua casa em um Museu que sediará a Associação de Tocadores de 8 Baixos do Cariri. Será uma grande celebração ao mestre Chico Paes, tendo em vista que o mesmo completará 90 anos em 23/10/2015, por isso esboçamos uma proposta de ação cultural:

Evento de celebração de Chico Paes :: 90 anos

  • Entrega instrumento e inauguração do Museu Calçada de Chico Paes.
  • Lançamento de publicação, em formato cordel, contando a biografia e musicografia do mestre Chico Paes.
  • Apresentação musical Chico Paes :: 90 anos, através de um espetáculo de 1h30min, composto de uma abertura do projeto Tarrabufado music do artista Mará, que conta de forma musicada a história dos 8 baixos no cenário nordestino e brasileiro, culminando com a apresentação de Chico Paes & banda.

Se você gostaria de contribuir com a realização desta homenagem, entre em contato:

88 99770 – 9669 / 88 98136 5741  zap

2 comentários

  1. Gostaria de me comunicar com a família paes da cidade de Tarrafa, Municipio de Assaré. Sou de Fortaleza telefone:85-999987943 nome; Livaldo fico muito agradecido.
    avise por fecebook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s