Encontro com os 8 Baixos

Este projeto pretende resgatar e homenagear um patrimônio da cultura nordestina. A sanfona de 8 baixos tem destacada relevância na música brasileira, revela-se símbolo de um Brasil vivo e pujante, um retrato sonoro das regiões distantes dos grandes centros urbanos. É no cenário das noites do Agreste, do Vale do São Francisco, no pé da Serra de Exu, em festas de São João, em ambientes rústicos, que se pode ouvir a sonoridade típica destes instrumentos.

Sabe-se que a SANFONA DE 8 BAIXOS teve uma entrada no Brasil anterior ao acordeão, porém são raras as informações relativas a este período. Com o passar do tempo e a “modernização” da música, este instrumento de alma sertaneja foi ficando de lado e consequentemente seus praticantes foram diminuindo. Hoje temos poucos tocadores no Nordeste e a maioria de idade avançada, por isso a necessidade de divulgar, formar um novo público apreciador e também estimular novos talentos que queiram a arte de tocar 8 BAIXOS nordestino.

Para promover e divulgar os 8 BAIXOS e todo seu contexto sociocultural, como símbolo dessa importância, cabe ressaltar que foi através das músicas do fole de seu pai Januário, que Luiz Gonzaga absorveu e adaptou letras e melodias que se tornaram grandes clássicos em sua obra. Atualmente, o predomínio dos acordeões é flagrante, tanto nas apresentações como no volume de gravações e no conhecimento do público.

Já as sanfonas de botões ficam limitadas à apreciação apenas como instrumentos folclóricos, representantes de um passado bucólico e distante, mensageiros de um Brasil desconhecido. No entanto, não se trata de passado, mas da presença peculiar e vigente da cultura no interior brasileiro. Por tudo isso, justifica-se o grande objetivo de resgatar e ressignificar o ofício de tocar os 8 BAIXOS, um importante patrimônio da nossa cultura.

OBJETIVOS

* Valorizar e celebrar a importância e influência que a SANFONA DE 8 BAIXOS exerceu na formação da música nordestina, principalmente, no forró e seus ritmos.

* Valorizar os mestres tocadores e buscar os novos talentos que queiram dar prosseguimento a este patrimônio vivo da nossa cultura.

* Promover a formação de plateia apreciadora do autêntico forró pé-de-serra e sua consequente divulgação.

* E possibilitar o debate, busca e estímulo de ações que ajudem ao resgate e a divulgação da SANFONA DE 8 BAIXOS.

 

O PROJETO CULTURAL

ENCONTRO COM OS 8 BAIXOS é um projeto de espetáculo itinerante elaborado a partir da pesquisa desenvolvida no sertão do Cariri pelo NÚCLEO DE PESQUISA E EXPRESSÃO DA SANFONA DE 8 BAIXOS DO BRASIL.

Consiste numa programação composta de:

» oficina de 8 baixos:  oficina para tocadores e iniciantes em 8 baixos, a ser realizada em 2 dias, com cada período de 2 horas.

» roda de conversa: troca de experiências entre artistas relacionados à história e ofício de tocar 8 BAIXOS – envolvendo figuras de referência no cenário musical de cada região.

» sessão cine 8 baixos: exibição de filmes e outros materiais sobre a história dos 8 BAIXOS no nordeste brasileiro e no mundo.

» espetáculo musical: ressurgências dos 8 BAIXOS com grandes tocadores e a nova geração, em diversas experimentações no decurso de 2 dias de apresentações, com 1h30 de duração para cada apresentação. Encerramento das apresentações com cortejo de tocadores de 8baixos.

 

PLANO DE CONTRAPARTIDA

Ações de comunicação e promoções:

Elaboração de press releases; veiculação local para comunicação sobre o evento e organização de visita à ação cultural por editores de jornais e TVs na região. Além de divulgação de mensagem institucional, em todos os press releases enviados aos jornalistas. Realização de divulgações do projeto na Internet (sites, redes sociais, newsletters, e-mails, convites eletrônicos etc.).

Por sua relevância sociocultural, o projeto apresenta também elevado potencial de geração de retorno de mídia espontânea.

Ação sociocultural:

A partir do patrocínio deste projeto, o patrocinador estará agregando ao seu histórico e atuação as ações de:

* Desenvolvimento de um projeto pioneiro como contribuição à cultura nordestina.

* Resgate e preservação da identidade cultural brasileira através da valorização e divulgação do instrumento como manifestação da cultura nordestina.

* Acesso indiscriminado à cultura e ao conhecimento musical por meio da uma programação de shows gratuitos.

* Gratuidade em todas as atividades paralelas a serem realizadas tais como ensaios abertos, palestras;

* Disponibilização na internet da íntegra dos registros audiovisuais existentes dos espetáculos e demais eventos de caráter presencial;

* Captação de imagens das atividades e de espetáculos e autorização de sua veiculação por redes públicas de televisão.

 

FICHA TÉCNICA

PROJETO ENCONTRO COM OS 8 BAIXOS – 2015

Idealização ::

Núcleo de Pesquisa e Expressão da Sanfona de 8 Baixos no Brasil

Direção artística ::

Guilherme Maravilhas – Mará 8Baixos-Maravilhas

Direção de produção ::

Mirele Cristine

Artistas ::

Chico Paes

Zé Calixto

Luizinho Calixto

Guilherme Mará

Truvinca

Heleno dos 8 Baixos

Ivson Santos

Participação especial ::

Leo Rugero

Thiago Calisto

Mestre Galvão

Coordenação executiva e captação de recursos ::

Mirele Maravilhas e Alexandra Ferreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s